Banco Alimentar

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão tem uma parceria com o Banco Alimentar do Oeste, faz uma recolha de bens junto dos supermercados nos dias fixados para o efeito e procede à distribuição mensal de cabazes com alimentos às famílias residentes na freguesia de Alfeizerão que se encontram em situação carência económica, devidamente comprovada. A distribuição é feita nas Instalações da Loja Social na Rua 25 de Abril, em Alfeizerão.

Cantina Social

A Cantina Social é uma resposta destinada ao fornecimento de refeições diárias, a pessoas ou famílias que apresentem grave carência social e económica. Funciona todos os dias do ano e está inserida no Programa de Emergência Alimentar.

CAES

Comissão Social de Freguesia

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão integra a Comissão Social de Freguesia que é constituída por entidades públicas e privadas que em conjunto tentam identificas situações de pobreza e exclusão social existentes na comunidade. Os objetivos desta comissão são essencialmente conhecer a realidade social da freguesia e potenciar politicas e metodologias de intervenção social, promovendo a coesão social.
A sede de funcionamento é no edifício da Junta de Freguesia de Alfeizerão e reúne periodicamente com o Presidente da Junta de Freguesia, a Vereadora da Cultura da CMAlcobaça, as Instituições Privadas de Solidariedade Social da freguesia, onde faz parte também a Câmara Municipal de Alcobaça, e os representantes das coletividades e associações recreativas da freguesia.

Escritório Social

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão disponibiliza à comunidade um serviço de Escritório Social, onde os cidadãos podem procurar ajuda para o preenchimento de impressos, esclarecimento de dúvidas, preenchimento do IRS, resposta a notificações e ofícios, apoio na elaboração de pedidos de Rendimento de Social de Inserção, entre outros. Esta resposta Social funciona nas instalações da sede da SCMAlfeizerão.

Loja Social

a018

Centro de Acolhimento
de Emergência Social

O Centro de Acolhimento de Emergência Social (CAES) abriu em dezembro de 2014 e tem capacidade para 24 cidadãos, e Acordo de Cooperação para 20 pessoas simultaneamente. Funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.
No que diz respeito aos recursos humanos, o CAES tem uma Técnica Superior de Serviço Social e duas colaboradoras que fazem a manutenção dos espaços.
O CAES recebe cidadãos encaminhados pelo Centro Distrital de Leiria e pela Linha Nacional de Emergência Social. Para ser encaminhado para o CAES através dos meios acima mencionados, o cidadão tem de estar em situação grave de carência ou desproteção.

Acolhimento de Refugiados

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão ao abrigo do Programa de Acolhimento de Refugiados da União das Misericórdias Portuguesas disponibilizou algumas das suas casas para receber estas pessoas.
As casas foram requalificadas e equipadas para poder acolher os refugiados, recebemos os primeiros a 17 de dezembro de 2015 e neste momento já acolhemos 8 pessoas, todos do sexo masculino, dois da Eritreia, três do Iraque e três da Síria.

Instituto de Reinserção Social

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão tem trabalhado em parceria com
o Instituto de Reinserção social através da integração de indivíduos nos trabalhos diários da instituição para a realização de trabalho comunitário.

Loja Social

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão tem ao dispor da comunidade diversos materiais, ajudas técnicas, material ortopédico que os cidadãos podem adquirir a um valor mais baixo ou alugar por um determinado período
de tempo. As instalações da Loja Social são na rua 25 de Abril em Alfeizerão.

Oficina Social

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão disponibiliza à comunidade o serviço de Oficina Social, que consiste na ida de um técnico da manutenção ao domicilio do cliente, que apresente algum tipo de carência, para resolver problemas ligados à adaptação e manutenção dos espaços.

Voluntariado

Nas últimas décadas temos assistido ao reconhecimento e valorização do trabalho voluntário. Para as Misericórdias foi um regresso às origens.
Também a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão encarou este desafio como uma oportunidade e reforçou o trabalho
de procura de voluntários e a divulgação do seu trabalho. Se pretende fazer voluntariado, junte-se a nós!

buttoo_read_more