Centro de Dia

A valência de Centro de Dia iniciou as suas funções em março de 2004 ainda nas antigas instalações, sendo transferida para as atuais em abril de 2013.
O Centro de Dia funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h30, sendo facultado o transporte entre a instituição e o domicilio do utente.
A Animadora Social permanente assegura a promoção do entretenimento e o desenvolvimento de capacidades.
São variados os serviços de que dispõe o Centro, Alimentação (almoço, lanche, e sopa para o jantar); Apoio na higiene pessoal; Tratamento de roupa; Cuidados médicos e enfermagem; Cabeleireiro; Fisioterapia e reabilitação motora; Animação sociocultural; Passeios e Convívios; Actividade espiritual e religiosa.

Estrutura Residencial
para Pessoas Idosas

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da SCMAlfeizerão tem como principal missão oferecer aos seus utentes um conjunto de serviços de qualidade que garanta a satisfação e o seu bem-estar. Esta resposta social arrancou em abril de 2013, com capacidade para acolher 40 pessoas.
A SCMAlfeizerão disponibiliza uma equipa multidisciplinar composta por Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta, Animador Sociocultural, Educador Social
e Assistente Social. São objetivos da ERPI prestar serviços de qualidade com vista a aumentar a qualidade de vida e o bem-estar dos utentes e dos seus familiares.
São variados os serviços de que dispõe, Alojamento permanente;
Alimentação adequada às necessidades dos utentes; Cuidados de higiene pessoal; Tratamento de roupa; Higienização dos espaços; Cuidados médicos
e de enfermagem; Fisioterapia e reabilitação física; Apoio no desempenho das atividades da vida diária; Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais; Atividades espirituais e religiosas; Acompanhamento ao exterior sob condições previamente definidas.

socialismo_idosos2

socialismo_idosos

Serviço de Apoio Domicialiário

A Resposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) entrou em funcionamento em abril de 1999, e foi a primeira valência da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão. Funciona de segunda a sexta-feira entre as 8:30 e as 17:30, mantendo-se o utente no seu lar sendo o serviço prestado por uma equipa móvel que se desloca diariamente à sua residência, numa frota de viaturas devidamente equipadas para o efeito.
São variados os serviços de que dispõe, Alimentação (almoço com reforço para o jantar); Higiene Pessoal (uma ou duas vezes por dia); Tratamento de roupa; Limpeza do domicilio; Telealarme; Animação Sociocultural; Oficina Social.

Serviço de Apoio
Domicialiário Alargado

O Serviço de Apoio Domiciliário Alargado foi implementado a quando da passagem para as novas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, em abril de 2013. A partir desta data alargámos o serviço aos fins-de-semana e feriados com horário das 9:00 às 13:00, nestes períodos fornecemos alimentação a todos os nossos utentes e fazemos a higiene pessoal diária, em situações de extrema necessidade do utente.

Turismo Social

O Turismo Sénior tem como objetivos melhorar a qualidade de vida da população sénior, combater a solidão e o isolamento, permitir às pessoas com menos recursos ter acesso a momentos de lazer e incentivá-las à pratica do turismo. Estas atividades são destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão organiza passeios a diversos locais, para utentes, alunos da Universidade Sénior, estando também abertos à comunidade local.

Voluntariado

Nas últimas décadas temos assistido ao reconhecimento e valorização do trabalho voluntário. Para as Misericórdias foi um regresso às origens.
Também a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão encarou este desafio como uma oportunidade e reforçou o trabalho
de procura de voluntários e a divulgação do seu trabalho. Se pretende fazer voluntariado, junte-se a nós!

buttoo_read_more